segunda-feira, 15 de setembro de 2008

A Escultura Barroca

A escultura barroca é marcada por um intenso dramatismo, pela exuberância das formas, pelas expressões teatrais e pelo movimento.
Na Itália, destacou-se o trabalho de Gian Lourenzo Bernini.
Em Portugal, António Ferreira e Machado Castro foram os escultores de maiores destaques.
No Brasil, Antônio Francisco de Lisboa (Aleijadinho).


Bernini, apesar de não ser um escultor brasileiro, merece um lugar em destaque, na Itália, entre as esculturas mais representativas do estilo, e as que inauguraram o barroco, foram as de Berninim arquiteto e escultor praticamente exclusivo do Vaticano na época do papa Urbano VIII.
Suas esculturas ao invés de muitas outras, pareciam estar posando vivas sobre a base de pedra, prester a criar vida e irem embora.Os rostos sofrem, se esforçam, apertando os lábios, ou abrindo-os como para dar um gemido.Os músculos em tensão constante, e as veias parecem pular sobre a pele.Até os cabelos e barbas, despenteados, emanam um estado de espírito.
As esculturas barrocas, foram se formando quase cidadãos, multiplicando de acordo com a vontade do escultor, anjos, arcanjos, santos e virgens, heróis míticos e deuses pagões;





O êxtase de Santa Teresa, por Bernini

O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.
Aleijadinho, considerado por muitos o maior escultor da América Latina, que antes dos 50 anos, ele é acometido por uma doença degenerativa, que deforma e atrofia seu corpo, desencadeando a perda progressiva do movimento dos dedos das mãos e dos pés. Passa a trabalhar com os instrumentos atados às mãos por seus escravos, que o carregam até os locais de trabalho.
Daí o apelido de Aleijadinho.


detalhes de Caminho para o calvário, por Aleijadinho

Características:
Sua características são: o predomínio das linhas curvas, dos drapejados das vestes e do uso do dourado, os gestos e os rostos dos personagem revelam emoções fortes e o limite físico humano, exaustão.

4 comentários:

Cleitonsilva disse...

ta sinistro o bagulho blog muito bom. Recomndo tudodeconcursosevestibulares.blogspot.com.br blog muito bom tb

Escultura barroca disse...

Simplesmente sensacional essa publicação sobre arte barroca. Excelente conteúdo.

Esculturas de parede disse...

Amo a escultura barroca. Riquíssimo o conteúdo dessa postagem.

Anônimo disse...

bagulho é o seguinte esse site é furada.. salve etequianos uhuulll. conheco um site bem melhor acesse: www.pudim/chocolate.com.br